Trajetória
Guilherme Caboclo é o nome artístico de Guilherme Augusto Nascimento Braga Ribeiro, músico compositor brasileiro, que busca cultivar em suas obras, influências ancestrais de culturas que deram origem à elementais rítmicos, promovendo contribuições e resgates que reverenciem tradições originárias. Com uma proposta de riqueza cultural considerável, e que entre outras coisas, mescla diferentes aspectos da brasilidade na música, busca inspirar e empoderar outros brasileiros que também vivem, fugindo do denominador social que nos classifica como ‘vulneráveis’. Concretamente, o trabalho procura ser um expoente da cultura dos povos de origem; seja quanto às referências indígenas ou quanto à musicalidade da negritude por meio do rap, do samba, do soul, do reggae; seja trazendo a matriz cultural destes povos como fonte de valores espiritualistas, conhecimentos místicos e tradicionais. A mensagem do projeto é, entre outras coisas, uma denúncia e uma reflexão contra o tipo de opressão sistêmica que o cidadão que está em situação de vulnerabilidade socioeconômica sofre, e que através dessa opressão é ostracisado socialmente.
Guilherme iniciou os estudos musicais aos sete anos de idade, quando participou de um projeto musical na região norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, onde teve o primeiro contato com a teoria musical. Aos 12 anos ganhou seu primeiro violão e desde então, sendo autodidata, desenvolveu habilidades e conhecimentos musicais que levaram ao convívio com outros instrumentos tais como guitarra, baixo, teclado, xilofone e canto.
Guilherme também é artista circense equilibrista registrado no SATED, design gráfico, técnico em informática, e bacharel em engenharia civil.
O SONHO APENAS COMEÇOU!!!
“Pra quem chegar, e for escutar,
Algo Caboclo,
talvez ache pouco,
o que eu fiz”